REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 30 de março de 2010

Nutricionista ensina a consumir semente de linhaça, rica em Ômega 3 e 6 e poderosa contra inflamações


Quais os benefícios da linhaça e como devo consumi-la?

– Ana Amélia, de Curitiba (PR)

As vantagens que essa pequena semente pode trazer para você não são poucas. O poder dela está em nos fornecer ácidos graxos como o Ômega 3 e Ômega 6. Eles, por sua vez, ajudam na produção de prostaglandinas, que regulam processos variados do corpo. Alguns exemplos de como elas podem agir: evitando a constrição dos brônquios, regulando as funções renal, neurológica e sexual e controlando os níveis de açúcar no sangue e a acidez estomacal.

Os estudos que descobriram esses poderes da linhaça também viram que o seu consumo diário pode:

- Reduzir a coagulação sanguínea, causa de derrames e flebites

- Diminuir processos inflamatórios (como os envolvidos em asma, aterosclerose e artrite reumatóide)

- Diminuir as chances de morte por doença cardíaca

- Melhorar a síndrome do olho seco

- Diminuir risco de câncer de mama


- Aumentar a produção de outros ômegas importantes A semente de linhaça não contém glúten, tem um custo baixo e um sabor agradável. Não existe uma recomendação padrão para o seu consumo, mas muitos estudos indicam 1 a 2 colheres de sopa por dia.

O óleo da semente também pode ser ingerido em cápsulas ou como tempero para saladas. Você ainda pode encontrar a linhaça triturada nos supermercados mas, se optar por essa forma, lembre-se: ela deve ser guardada na geladeira em um pote que não seja transparente, para evitar que se oxide.

Como consumi-la

Comece com uma colher diária e aumente aos poucos, não ultrapassando as duas colheres de sopa por dia. Em algumas pessoas, a linhaça pode irritar a mucosa intestinal, por isso é importante achar a medida certa para o seu organismo.

Experimente-a em vários alimentos: com as frutas do café da manhã, em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, sopas ou feijão. Você também pode cozinhar pães, quibes e tortas com linhaça. Para preparar pesto com a semente, misture manjericão, alho, linhaça triturada, óleo de linhaça, nozes e parmesão fresco ralado. Bom apetite!


(Fonte: Revista marieclaire)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo