REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 29 de março de 2010

Assim caminha a política em Quixeramobim


Quixeramobim vivencia um clima de indefinição quanto a alguns aspectos do próximo pleito eleitoral, com muito boato e somente algumas ponderações, tendo em vista que diante do cenário que se apresenta, nada de definitivo, haja vista que a política é dinâmica, como todos sabem.

O atual deputado estadual e ex-prefeito Cirilo Pimenta, cacique tucano no município, um dos únicos a fazer abertamente oposição ao governo Cid Gomes vinha conquistando há bem pouco tempo atrás outros redutos eleitorais, mas acabou perdendo alguns destes, como Canindé, além de São Gonçalo do Amarante, onde, segundo comenta-se havia um acordo entre Pimenta e o ex-governador Lúcio Alcântara.

Outros dissabores deverão se confirmar para o tucano, que não deverá contar com o apoio de três importantes vereadores de Quixeramobim, seus aliados tradicionais. Para quem até cogitou ser candidato ao Governo, a única certeza de viabilidade a apresentar-se agora é a da candidatura ao legislativo estadual novamente.

E Rômulo Coelho? O médico tem prestígio junto a Cid Gomes e apesar da suplência vem ocupando por várias vezes uma vaga na Assembléia Legislativa, além de estar acompanhando de perto o governador em sua agenda oficial. Rômulo tem conquistado mais e mais espaço e visibilidade, é uma espécie de representante do Governo Cid no município.

Porém, Rômulo, segundo dão conta os bastidores, desta vez não postulará vaga na Assembléia, mas apoiará Mauro Filho, um dos grandes nomes do start do atual Governo, titular da pasta da Secretaria da Fazenda, que volta agora em abril a Assembléia e que vai trabalhar para se reeleger deputado.

Como se sabe Mauro Filho não conta com dificuldades para a sua reeleição. Sabe-se ainda que Mauro costuma ser leal aqueles que lhe apóiam. Prova disso é sua atuação nos municípios em que tem sido votado. O apoio de Rômulo com certeza seria recompensado num próximo pleito municipal, pois Mauro Filho já declarou em público seu desejo de ver Rômulo Coelho frente à Prefeitura Municipal.

Porém há quem diga que o que o governador quer realmente é um candidato local, até mesmo para disputar em pé de igualdade com Cirilo Pimenta. Para isso, as opções viáveis seriam Rômulo Coelho e Zé Maria Pimenta, outro que vem se destacando no governo pela sua atuação na presidência da Ematerce. Zé Maria é um soldado e já manifestou recentemente estar à disposição do partido. Teríamos então um duelo político entre os irmãos Pimenta ou mais uma vez a polarização Rômulo – Cirilo? Nada é certo.

O prefeito Edmilson Júnior vem buscando ao longo dos meses uma aproximação com o governo do Estado, tendo inclusive, segundo afirmam fontes seguras, tido longas conversas com Ivo Gomes, o chefe de gabinete e irmão do governador. Como se daria essa aproximação entre Edmilson e o clã Ferreira – Gomes diante dos vínculos existentes entre o prefeito e o hoje oposicionista Cirilo? Em linguagem futebolística diríamos que o meio de campo está meio embolado.

A disputa para a Câmara Federal é outro ponto a ser definido. De certo, só a candidatura a reeleição de José Guimarães, homem forte do PT, com bom trânsito nos bastidores do Governo Federal, um dos responsáveis pela composição vitoriosa da chapa PSB-PT no Estado. Guimarães tem prestígio, visão política e estratégica, tem crescido muito em todo o Ceará e acabou de levantar uma questão que vem esquentar o debate político em torno dos nomes que tem surgido nas conversas políticas, que dão conta de que o apoio da dupla Edmilson Júnior – Cirilo Pimenta seria para Genecias Arruda ou para o jovem Domingos Neto.

Genecias é um nome forte, conta com apoio de vários prefeitos, viabilizou diversas campanhas municipais no Ceará e até mesmo em Pernambuco. Até bem pouco tempo muito se ouvia falar em seu nome em Quixeramobim, mas ultimamente parece ter esfriado. Parece, nunca se sabe... Já Domingos Neto conta com o prestígio do Domingos pai, o chefe do legislativo cearense, amigo pessoal e correligionário de Edmilson Junior.

Quando acompanhava a última visita de Cid Gomes à Quixadá, Guimarães afirmou que Quixeramobim perdeu muito ao apoiar nomes que sempre se beneficiaram dos votos do eleitorado do município e que no entanto nunca mais voltaram para trabalhar pelo povo. O petista disse em tom de desabafo que muito mais já fez ele por Quixeramobim que todos os que já foram eleitos com os votos e o apoio das autoridades locais. E disse mais: afirmou ser o candidato de Cid para representar o município na Câmara Federal.O recado parece já ter sido dado e a disputa promete. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...

(Fonte: Direto ao Assunto - sistemamaior.com.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo